Com o passar dos anos, a pele começa a mostrar os primeiros sinais do envelhecimento. O metabolismo começa a desacelerar e as rugas se tornam mais visíveis. O processo de formação de radicais livres é um importante fator que acelera o envelhecimento e é causado por diversos fatores como poluição, estresse, sedentarismo, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas.
A técnica de espectroscopia Raman confocal pode comprovar a eficácia de produtos antienvelhecimento:
A medida realizada e mostrada na figura comprova o aumento de colágeno após 30 dias de tratamento. O tratamento também resultou em um aumento no conteúdo hídrico de até 65%.
Um dos processos responsáveis pela aceleração do envelhecimento na pele humana é chamado de Glicação. A reação de glicação tem como resultado os AGEs, termo do inglês, Advanced Glycation End-products, que são os produtos finais da glicação avançada. No tecido cutâneo, ocasiona degradação do colágeno tipo I, o mais importante em termos estruturais, e leva à perda da biomecânica dérmica e ao surgimento de rugas.
A técnica de espectroscopia Raman confocal pode comprovar:
O gráfico de barras compara o conteúdo de colágeno entre idosas saudáveis e diabéticas mostrando a atuação da glicose na degradação do colágeno. Além disso, é possível verificar a alteração no conteúdo de colágeno devido ao envelhecimento cronológico pela comparação dos dados das jovens e idosas saudáveis.